quarta-feira, 24 de julho de 2013

O Papa não é um "quadro".



A escolha de um líder nunca é tarefa fácil, principalmente porque há múltiplas emoções envolvidas numa escolha. Também tem as questões políticas, sociais e no caso de uma Igreja, a católica, escolher um novo Papa foi tarefa extremamente cautelosa. Os motivos disso foram vários, afinal, não estamos exatamente no melhor momento dessa. Mas escolher Francisco foi no mínimo de uma sensatez e racionalidade simplesmente incríveis, pois é a pessoa certa para corrigir os diversos problemas que assolam a Igreja. A começar pela origem, pois como todos sabem, é o primeiro papa do continente americano, além de ser o primeiro jesuíta a se tornar papa, e isso faz toda a diferença, pois é um "homem" que vive socialmente o que prega em um ambiente que nem sempre isso acontece. É claro que dentro da Igreja haverá aqueles, poucos, que não concordam com as quebras de protocolos do novo papa, mas a esses nem podemos nos importar, pois se incomodam até mesmo se o papa não está usando os sapatos vermelhos ou o crucifixo de "ouro". Esse é o Papa de Jesus, o Papa de Francisco, o Papa para a grande massa de católicos pobres, que vivem a desesperança, que necessitam de uma ajuda espiritual que esteja mais próximas delas. Não precisam de um papa "quadro", aquele que serve unicamente como uma figura de exposição, alienada aos problemas sociais mundiais.

Em muitos anos, ao meu ver, voltamos a uma igreja feita de homens, simples e comprometidos com causas que me afetam, e com certeza, afetam a grande maioria dos católicos. O senhor Jorge Mario Bergoglio, ou simplesmente Francisco, é de fato o "meu Papa". 

Um comentário:

  1. Samir! Muito bom comentário e bem centrado, justo, sem partido nenhum, olha eu sou católico e amei a escolha de Francisco com novo Sumo Pontífice, vejo nele toda essência da Igreja que clama por um líder que entende o cotidiano não só dos católicos mas de todos os povos que sofrem, poderia dizer aqui centenas de histórias que aconteceram com ele e que nos inspiram a sermos santos, isso desde o primeiro dia que ele assumiu seu papado, imagina as histórias dele antes de ser papa? Sinto muito feliz e realizado por ser católico, pois mesmo a Igreja passando por um momento difícil, Deus suscita pessoas boas pra nos encher de fé, esperança e caridade, vejo em Francisco um homem que não se sente papa, mas se sente o mais humilde dos seres humanos e aproveita seu papado pra ir de encontro a todos nós se abdicando de tantas coisas de valores materiais e ao mesmo tempo se enriquecendo de tantas coisas espirituais, isso vem a por em prática o que seu antecessor, o Papa emérito Bento XVI disse: A economia do mundo se fragilizou em 2008 por conta do consumismo desenfreado que o mundo vive!
    Vejo no momento que mesmo chovendo forte sobre a Igreja, Deus não nos abandona. A Igreja só fortaleceu com a saída de Bento XVI e com a chegada de Francisco.
    Muito bom seu comentário meu amigo.

    ResponderExcluir