segunda-feira, 15 de julho de 2013

ASSUSTADOR: Precisamos Falar sobre Kevin, o filme.



Já assisti a filme apavorantes, como "O exorcista" ou o "Iluminado", mas ambos eram grandes histórias de ficção, e nada mais. Mas fui pego de surpresa com esse filme, "Precisamos falar sobre Kevin", da diretora Lynne Ramsay,  baseado no romance/pesquisa de Lionel Shriver, livro de título homônimo. Inclusive, já estava interessado em comprar esse livro, não tenho mais dúvidas, vou comprar.

A história é até bastante simples, mas apresentada em flashbacks como um verdadeiro quebra-cabeças que a princípio torna o filme meio irritante, mas a medida que vamos sendo apresentados ao "pequeno Kevin" e sua mãe, interpretada pela ótima  atriz Tilda Swinton, impressionante como Eva, o filme toma outro ritmo

Um filme de teor psicológico, com muitos fundamentos filosóficos e sociais, que coloca em dúvidas a capacidade de "qualquer pessoa" poder educar uma criança. O casal do filme é exatamente como muitos de nós, brigam, amam, nesse caso vivem bem financeiramente, mas têm suas frustrações que não são sanadas no devido tempo, pior, educam com excesso de permissividade e falta de controle que tornam o pequeno príncipe, Kevin, um verdadeiro Hannibal Lecter de violência. Muitas cenas em ambientes vermelhos, numa clara indicação de grandes sintomas de transtornos psicológicos das personagens. Não se engane, não é um filme para a galera do "Silêncio dos Inocentes" ou Hollywoodianos, está mais para Elefante de Gus Van Sant, um verdadeiro drama familiar com requintes de crueldade.

Segundo alguns sites, a escritora Shriver estudou diversos casos verídicos para criar sua história do assassino serial Kevin, e Lynne levou uma hora e cinqüenta para que nós concluíssemos que: Todo psicopata, ou a maioria ao menos, nasce de uma educação doente, de pais permissivos e doentes, que não assumem responsabilidades e nem cumprem suas obrigações( e não são poucas ), de serem verdadeiramente pais.

Se vocês concordam ou não com isso é trivial no desenvolver do filme, pois ele é claro como nuvem nesse quesito, mas assustador como só a violência consegue ser. E não foi preciso nenhuma cena explícita para apavorar, a simples família de Kevin já faz o bastante.


Terminei o filme com uma certeza...Comprar o livro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário