sábado, 18 de agosto de 2012

O Grito...Arte não é gratuita!


Maturidade cultural  é um processo lento e educacional. Ninguém nasce com bom gosto, nós somos influenciados durante toda nossas vidas como uma "Tábula Rasa", e aos poucos refletimos em nossas artes aquilo que nos ensinaram na vida. Esse repertório educacional é diferente de uma pessoa para outra, mas é pessoal e está presa a nossa realidade social. Por isso há tantos artistas, sejam amadores ou profissionais, que amam certos estilos e odeiam outros. Eu mesmo em pintura tenho uma tendência "renascentista", culpa de Da Vinci e Michelangelo, mas gosto de outros estilos, apenas sou mais tendencioso a esses estilo. Não gosto por exemplo de certas pinturas modernas, mas sem radicalismo. Mas há algo nos artistas, sejam eles cantores, pintores ou escultores, que nos aproximam mais do que outras profissões: O amor a arte!
Mas o artista precisa comer, beber, divertir-se entre outras coisas, e essas outras coisas têm custos, então, nada mais honesto que cobrar por sua arte. Mas a maioria dos artista sentem-se humilhados quando cobram por suas artes, pois uma "grande" parcela de admiradores da arte querem essas obras de graça, como se o artista não precisasse de dinheiro. Precisamos, como qualquer pessoa que trabalha honestamente.
Pedir um atendimento gratuito para um médico, dentista, engenheiro ou outra profissão qualquer parece absurdo, mas quando os pressupostos admiradores pedem ao artista, não sentem vergonha disso, ao contrário, alguns inclusive sentem-se ofendidos quando lhe é negado a arte.
Arte é tão importante a vida quanto a medicina, pois o médico cuida de sua saúde, e nós, de sua alma. É a arte que ilumina seu humor no cinema, que faz você preferir um sapato a outro, ou mesmo quando você escolhe seu parceiro para a vida, pois há arte no amor. Então não menospreze o artista pedindo desenhos de graça, isso não apenas é ofensivo como também mostra sua ignorância sobre direitos artísticos. Gosta de arte? Então seja honesto e pague ao artista para que ele possa continuar produzindo aquilo que lhe faz bem. Ou então apenas admire, pois ver e apreciar não custa nada, mas, se você carece de viver ao lado de obras, então, ponha a mão em seu bolso e pague  a arte como você pagaria um restaurante após a refeição: Satisfeito!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário